O Editor Gutemberg veio para ficar

Você já deve ter visto que o WordPress na versão 4.9.x já vem avisando há algum tempo sobre o Novo Editor Gutemberg, e tenho que te dizer que ele veio para ficar!

A partir da Versão 5.0 do WordPress ele será seu Editor Padrão no WordPress. Isso mesmo: Ele irá substituir seu editor SWING que é atualmente usado.

Eu tenho que confessar que fico meio receoso com estas mudanças muito grandes. Já testei o Gutemberg em alguns sites e minha experiência não foi muito boa.

Problemas com o Gutemberg

Meus principais problemas com o Gutemberg forram:

Incompatibilidade com o Tema

Em alguns sites, o Gutemberg se mostrou incompatível com meus temas em uso, e sinceramente a ideia de ter que mexer em algum tema para poder utilizar um novo editor me deixou bem insatisfeito

Também, por outro lado, muitos deles funcionaram com algumas atualizações recentes do Gutemberg  e é claro que isto iria acontecer, pois qualquer novidade precisa de tempo, testes e correções.

Ponto positivo disso é que pelo jeito as correções estão sendo feitas e os testes também.

Falta de produtividade

De cara, nas primeiras semanas de uso, eu achei o Gutemberg meio improdutivo. 

Como trabalho há muito tempo com programação, domino (bastante) atalhos de teclado e os processos de copiar/colar, negrito, itálico, etc etc eu prefiro fazer pelos comandos do teclado, mas isso é uma opção minha.

Até acredito que será mais produtivo quando eu me acostumar perfeitamente com o Gutemberg, porém por enquanto ainda não me acostumei.

Velocidade

É impressão minha ou minha área administrativa ficou mais lenta com o Gutemberg instalado?

Novamente, em alguns sites achei que ficou um pouco mais lento. 

Mas entendo também, pois hoje o Gutemberg é um Plug-in acoplado ao WordPress e não uma feature nativa – Novamente isto deverá ser resolvido na versão 5.0 do WordPress, pois ele será nativo.

Vantagens do Gutemberg

Como disse nos problemas acima, foram problemas meus e talvez sejam muito mais problemas relacionados a me acostumar com a novidade, e uma certa falta de habilidade para brincar com o novo brinquedo.

Mesmo assim, vi vantagens consideráveis 

Mais intuitivo

Um editor arrasta/solta é muito mais intuitivo que o antigo editor, isto eu não tenho a menor dúvida.

Utilizar o Gutemberg é uma experiência muito melhor, principalmente para quem não tem familiaridade com o editor antigo, ou mesmo é um novato WordPress.

Templates, pra que?

Agora só utilizaremos templates em casos de custom post types e olhe lá…

O que antes era comum você criar templates para diferentes tipos de conteúdo, acredito que não ocorrerá mais, uma vez que com o Gutemberg você fará seu layout “ao vivo” editando seu post.

Adeus aos Page-Builders

Aqueles Page-Builders de temas famosos e empresas igualmente famosas perderão um pouco de força quando você utilizar o Gutemberg.

Com uma proposta de trabalhar com ‘pequenos blocos de texto’, fica muito mais fácil você fazer:

  • Citações
  • Cabeçalhos estilizados
  • Tabelas
  • Dividir parte de um post em colunas (responsivas)
  • Estilos de imagens mais flexíveis
  • Botões funcionais

Conclusão

Qualquer mudança requer um período de aprendizado e adaptação. Tendo em vista que a partir da versão 5.0 do WordPress o Gutemberg será o Editor Padrão da plataforma, é melhor ir se acostumando.

Os prós são maiores que os contras, e estes “contras” que citei podem melhorar muito ainda nos próximos meses.

Deixe uma resposta