Sair do modo de manutenção do WordPress

Para quem usa o WordPress mais regularmente e em mais sites, já deve ter presenciado uma pequena falha que deixa o site em “Modo manutenção”.

Isso acontece por causa do sistema de manutenção do próprio WordPress, que vamos ver agora…

Quando você clica nas atualizações, ele cria um arquivo “.maintenance” que significa manutenção, ou seja ele entra em um modo de atualização enquanto os plugins e/ou temas são atualizados.

Como o WordPress trabalha em conjunto com diversos plugins e temas, ele começa a baixar as atualizações e vai substituindo pelas novas versões.

Se alguem nesse exato momento tentar acessar o painel, receberá o aviso que o site está em manutenção, para que finalize seu processo.

Mas veja bem, isso é um processo normal. O que deve ocorrer é o processo de atualização ser iniciado, baixar todos os arquivos, instalar e finalizar o processo.

Ao finalizar, o próprio WordPress apaga o arquivo “.maintenance” e a mensagem some.

Caso ela não apareça e o processo de atualização tenha terminado, você deverá apagar manualmente o arquivo “.maintenance”.

Como acessar o arquivo “.maintenance”

Já citei algumas vezes o nome do arquivo e sempre com o “ponto” na frente, pois como normalmente o WordPress é executado em um ambiente Linux, esse arquivo se mantém oculto, o qual é representado pelo ponto na frente do arquivo.

Ou seja, o arquivo chama-se maintenance e o ponto é só colocado na frente para mantê-lo oculto ao primeiro olhar do usuário.

Dessa mesma forma, todos os arquivos com o ponto na frente permanecerão ocultos.

Acesse o ftp da sua hospedagem e procure pelo arquivo “.maintence” e apague-o.

Esse arquivo é só um “flag” para o site estar em modo de manutenção e não terá nenhum conteúdo dentro dele

Espero ter ajudado. Abraço

Deixe uma resposta