Tipos de hospedagem

A primeira coisa a se definir ao desenvolver um blog ou site em WordPress é sua hospedagem.

De uma forma geral, temos 3 tipos de hospedagem a escolher: Compartilhada, VPS (ou Cloud) e Gerenciada.

Cada uma tem sua particularidade, seus prós e contras, abaixo explicaremos tudo que você precisa saber para tomar sua decisão.

Hospedagem Compartilhada

Provedores grandes oferecem os serviços de Hospedagens Compartilhadas como uma “entrada” para sua empresa.

Normalmente são os planos mais baratos, e como o nome diz, ela é compartilhada com outras pessoas.

Na prática, existe um (ou vários) computador(es) que fica com recursos compartilhados entre vários clientes.

Estes clientes conseguem hospedar seus sites, porém é um computador que gerencia tudo isto.

Em uma analogia, é como um condomínio, e sua vizinhança pode fazer toda a diferença.

Seus “vizinhos” podem ter sites com conteúdo impróprio ou pode disparar e-mails spams ou ainda consumir muitos recursos do servidor, que em todos os aspectos pode interferir em seu site.

A velocidade e estabilidade do seu site poderão ser comprometidas por causa disto, mas por um outro lado, sua administração é muito mais simples.

Você paga um preço bem baixo por este serviço e em sites ou blogs que não tem muitos acessos, poderá ser uma boa alternativa.

Hospedagem VPS (ou Cloud)

Esta é a “hospedagem da moda”.

Com ela, você aluga um VPS (Virtual Private Server – Servidor Virtual Privado).

Através de um software (programa), um servidor é subdividido em vários VPSs, cada um será responsável por sua memória, processamento e espaço de armazenamento, não influenciando com seu “vizinho” como no exemplo acima.

Você pode a qualquer momento aumentar sua capacidade (contratando um plano maior, com mais memória, processamento e espaço em disco) e assim ganhar performance de acordo com sua necessidade.

Normalmente VPS deixam seu blog muito mais rápido que uma hospedagem compartilhada.

A contra-partida começa com a contratação e instalação. Sim, você precisa instalar todo o sistema do seu novo servidor (Servidor Web, WordPress, etc) e normalmente tudo em linha de comando em um VPS Linux.

Outro ponto negativo para muitos é a contratação em si, pois normalmente as melhores e mais baratas VPSs estão fora do Brasil, e você precisará caprichar no seu Inglês para entender tudo que acontece.

Além disso, qualquer problema que aconteça em seu site será responsabilidade sua, e você que deverá resolvê-las.

A boa notícia é que muitos sites tem tutoriais de como resolver estes problemas.

Cupons de Hospedagens VPS

Hospedagem Gerenciada

Uma Hospedagem Gerenciada é, sem sombra de dúvidas, a maneira mais simples de manter um site ou blog grande de uma forma simples.

Mas isto tem seu preço… E boas hospedagens compartilhadas não são baratas.

A boa notícia é que eles deixam a estrutura toda pronta para você, inclusive o WordPress instalado e totalmente configurado (em questão de funcionamento) para você somente se preocupar com o Tema e o Conteúdo.

Além de toda a estrutura, toda a parte de Cache (para acelerar o funcionamento do site) é gerenciada pela empresa, bem como os backups e resoluções de problemas.

Outros tipos de Hospedagens

Já bem menos utilizadas, existem os Servidores Dedicados e algumas outras opções bem menos utilizadas ainda, uma vez que as VPSs tomaram praticamente todo o mercado.

Conclusão

Não existe o melhor nem pior tipo de hospedagem. Existe sua situação e necessidade.

Se você está começando agora, uma hospedagem compartilhada deverá servir.

Caso seu blog cresça muito e tenha muitos visitantes por dia, talvez seja melhor pensar em uma hospedagem VPS caso tenha conhecimentos em Linux.

Mas se tiver muitos acessos e não tiver conhecimentos em Linux, ou mesmo não queira se preocupar com isto e esteja disposto a gastar um pouco mais, opte por uma hospedagem gerenciada e se preocupe somente com a criação de conteúdo.

Boa sorte e bom trabalho a todos.

Deixe uma resposta